Lisaac

Sementes da Palavra, É tempo de semear

Arquivo por categoria: LITURGIA DIÁRIA

abr 17

LEITURAS PARA A SEMANA SANTA

QUARESMA-2

SEMANA SANTA: PAIXÃO E MORTE DO SENHOR – QUARTA-FEIRA – 17/04/2019 –

“Eis que o tempo se completa. Agora o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, para sentir na própria carne, não mais as tentações pelas quais passamos, mas, a injustiça, a dor, o abandono, a angústia, a força da mentira e da infâmia e a solidão do espírito que todos nós sentimos ao longo da vida. Nesta semana, vamos recordar cada um desses passos para, ao final, mortos com Ele na Cruz, com Ele ressurgirmos para a Vida Eterna. A semana é de reflexão,  de oração e de reconciliação conosco, com os irmãos e com o próprio Deus.” –

PRIMEIRA LEITURA:

LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS – (Is    50,4-9) – 4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo. 5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas o Senhor Deus é meu auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9Sim, o Senhor Deus é meu auxiliador; quem é que me vai condenar? 

– Palavra do Senhor.     

– Graças a Deus.

EVANGELHO: Mt 26,14-25

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “O que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. 17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O mestre manda dizer: O meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”. 19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?” 23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.      

– Palavra da salvação!

– Glória a vós, Senhor.

  FONTE:   https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/

dez 31

LITURGIA: PARTILHA E APROXIMAÇÃO

LITURGIA DO NATAL - 4

TEMPO DO NATAL – SEGUNDA-FEIRA – 31/12/2018 –  

LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO – (1Jo 2,18-21) –

18Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que o anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já apareceram. Por isso, sabemos que chegou a última hora. 19Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos, pois, se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas era necessário ficar claro que nem todos são dos nossos. 20Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento. 21Se eu vos escrevi, não é porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis e porque nenhuma mentira provém da verdade.                 - Palavra do Senhor!

– Graças a Deus. 

                                 FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/25-terca-feira-2#.XCFDqMDQjIU

dez 30

LITURGIA: PARTILHA E APROXIMAÇÃO

LITURGIA DO DIA DE NATAL

LEITURAS SUGERIDAS PARA HOJE – TEMPO DO NATAL – 30/12/2018 –

PRIMEIRA LEITURA

LEITURA DO LIVRO DO ECLESIÁSTICO – (Eclo 3,3-7.14-17) –

3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4Quem honra o seu pai alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 6Quem honra o seu pai terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. 14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita a teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17e, na justiça, será para tua edificação.  

 - Palavra do Senhor!

– Graças a Deus.

SEGUNDA LEITURA

LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES (Cl 3,12-21) –

 Irmãos, 12vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele, dai graças a Deus, o Pai. 18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.

 - Palavra do Senhor!

 – Graças a Deus.

  FONTE:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/2-sexta-feira#.W8JPCfKZ3IU

dez 29

LITURGIA: PARTILHA E APROXIMAÇÃO

LITURGIA DO NATAL - 2017TEMPO DO NATAL – SÁBADO – 29/12/2018 –  

LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO – (1Jo 2,3-11) –

Caríssimos, 3para saber que conhecemos Jesus, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: 6quem diz que permanece nele deve também proceder como ele procedeu. 7Caríssimos, não vos comunico um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o início; este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo – que é verdadeiro nele e em vós –, pois que as trevas passam e já brilha a luz verdadeira. 9Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. 11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos.                               - Palavra do Senhor!

– Graças a Deus.

                                   FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/25-terca-feira-2#.XCFDqMDQjIU

dez 28

LITURGIA: PARTILHA E APROXIMAÇÃO

LITURGIA DO NATAL - 2017

TEMPO DO NATAL – SEXTA-FEIRA – 28/12/2018 –  

LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO – (1Jo 1,5-2,2) –

Caríssimos, 5a mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos é esta: Deus é luz, e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho, Jesus, nos purifica de todo pecado. 8Se dissermos que não temos pecado, estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso, e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um defensor: Jesus Cristo, o justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.                            - Palavra do Senhor!

– Graças a Deus. 

                                 FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/25-terca-feira-2#.XCFDqMDQjIU

dez 27

LITURGIA: PARTILHA E APROXIMAÇÃO

LITURGIA DO NATAL - 2017

NATAL – QUINTA-FEIRA – 27/12/2018 –  

LEITURA DO INÍCIO DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO – (1Jo 1,1-4) –

Caríssimos, 1o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida – 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –, 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.                  - Palavra do Senhor!

– Graças a Deus. 

                                 FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/25-terca-feira-2#.XCFDqMDQjIU

dez 26

LITURGIA: PARTILHA E APROXIMAÇÃO

LITURGIA DO NATAL - 2017

NATAL – QUARTA-FEIRA – 26/12/2018 –  

LEITURA DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS – (At 6,8-10; 7,54-59) –

Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 7,54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto e o Filho do homem, de pé, à direita de Deus”. 57Mas eles, dando grandes gritos e tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou, dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito        - Palavra do Senhor!

– Graças a Deus.

                                   FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/25-terca-feira-2#.XCFDqMDQjIU

dez 25

LITURGIA: PARTILHA E APROXIMAÇÃO

NATAL - 2018

NATAL – TERÇA-FEIRA – 25/12/2018 –  

LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS – (Is 52,7-10) –

7Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: “Reina teu Deus!” 8Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 9Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém; o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém. 10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus.        - Palavra do Senhor!

– Graças a Deus.

                                  FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/25-terca-feira-2#.XCFDqMDQjIU

dez 23

LITURGIA: PARTILHA E APROXIMAÇÃO

LITURGIA DO NATAL - 2017

LEITURAS SUGERIDAS PARA HOJE – 4º DOMINGO DO ADVENTO – 23/12/2018 –

PRIMEIRA LEITURA

LEITURA DA PROFECIA DE MIQUEIAS – (Mq 5,1-4) –

Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até o tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da terra, 4e ele mesmo será a paz”. 

 - Palavra do Senhor!

– Graças a Deus.

SEGUNDA LEITURA

LEITURA DA CARTA AOS HEBREUS (Hb 10,5-10) –

Irmãos, 5ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: ‘Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade’”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a lei –, 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício para estabelecer o segundo. 10É graças a essa vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas..

- Palavra do Senhor!

 – Graças a Deus. 

                                 FONTE:   https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/2-sexta-feira#.W8JPCfKZ3IU

dez 22

LITURGIA: PARTILHA E APROXIMAÇÃO

LITURGIA DO ADVENTO - 3ª SEMANA

3ª SEMANA DO ADVENTO – SÁBADO – 22/12/2018 –  

LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL – (1Sm 1,24-28) –

Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor, em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida”. E adoraram o Senhor.     

- Palavra do Senhor!

– Graças a Deus.

                                   FONTE:   https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/2-sexta-feira#.W8JPCfKZ3IU  

Posts mais antigos «

Apoio: