Lisaac

Sementes da Palavra, É tempo de semear

«

»

dez 09

SEMANÁRIO DOMINICAL

PAULO DAHER - 2018

2º. DOMINGO DO ADVENTO – TODOS OS PROFETAS ANUNCIARAM A VINDA DO MESSIAS PROMETIDO –

*Por Monsenhor Paulo Daher –

EM BARUC 5, 1-9o profeta pede à cidade santa de Jerusalém que se prepare com renovação de sua apresentação porque chegou o Prometido. Que tudo esteja preparado para receber o enviado de Deus. Toda a natureza mostrará por sua renovação porque chegou o desejado das nações.

Antecipando a chegada o Salvador, o profeta já imagina o que irá acontecer quando vier o Salvador.

É comum em nossa vida no que pensamos, planejamos para nós ou para os outros de imaginar a melhor realização possível de nossos sonhos e projetos. Parte pode ser fantasia, parte pode ser conhecer o que já aconteceu com as pessoas que já alcançaram a realização do que pretenderam.

Os profetas não viveram na realidade o futuro que apresentam sobre os bens que irão acontecer quando vier o Messias prometido. O que eles mostram é o que o próprio Deus lhes revelou em visão sobre estes acontecimentos.

Acreditemos em que Deus até quando mostra um futuro cheio de sofrimentos, o sentido não é meter medo e sim fazer-nos. sem o ter experimentado, quanto os caminhos longe de Deus são capazes de prejudicar toda a nossa vida.

Que nosso espírito durante este advento s recolha em mais leitura da Palavra de Deus, orações, exercício da caridade;

NA CARTA AOS FILIPENSES 1, 4-6.8-11, o apóstolo diz que ora sempre por esta comunidade a quem foi anunciado o reino de Deus. A ação de Jesus vai continuar a acompanha-los. Que seu amor cresça na medida de seu conhecimento

São Paulo além de seu incansável zelo apostólico na difusão da Palavra de Deus que é iluminada pela presença e ação e Jesus, mostra sempre grande alegria por fazer Jesus ser cada vez mais conhecido e amado. Sente-se bem por ver a alegria que toma conta dos cristãos por essa entrega nas mãos de Deus.

A mentalidade e a vida social dessas cidades do Mediterrâneo  influenciadas pelos hábitos de vida fácil dos romanos, muda com o conhecimento de Jesus. Por isso de fato encantam o apóstolo o fervor religioso cristão que agora transforma a vida desses cristãos.           

Essa alegria nós percebemos numa professora que recebe alunos mal preparados, mal educados  e depois de um trabalho perseverante nos estudos e na convivência percebe a diferença que a alegra e ao mesmo tempo que transformou a vida das crianças num prazer verdadeiro de poder estudar e aprender tantas coisas.

Quem teve a experiência de como nada impede a graça de Deus de mudar a vida de alguém em quem nada mais esperava, entende esta alegria e satisfação incontidas do apóstolo.

Comprometamos-nos neste Natal para ajudar qualquer pessoa que precise deste apoio e incentivo para encontrar Cristo e poder sentir de perto a felicidade de tê-lo como grande amigo.

EM LUCAS 3, 1-6, a figura de João  movimenta toda a Palestina com o anúncio da boa nova. Preparada pela penitência no deserto e com sua vida austera anuncia a preparação para a chegada do Salvador a começar pelo batismo de penitência. Sua voz pede que melhorem os caminhos, as colinas sejam aplainadas, pois a salvação está chegando.

Os profetas já haviam falado sobre esta figura do precursor. Este se prepararia com vida austera. Os evangelhos nos mostram  as características de sua vida desde o nascimento com seus pais Zacarias e Isabel. Agora adulto, às margens do rio Jordão falava ao povo convidando as pessoas que recebessem o batismo de penitência por seus pecados. Sua personalidade era forte, suas palavras eram diretas. Muitos iam lá se batizar. Jesus também foi e se batizou.

Todos os profetas anunciaram a vinda do Messias prometido como o Salvador de todas as pessoas, mas sem determinarem o tempo. João, como Jesus disse, sendo o último dos profetas, anuncia e apresenta o Salvador presente e o batiza para iniciar sua missão. 

Nossa Igreja coloca no advento esta figura e sua pregação, porque espera também de nós, que já fomos batizados, que nos preparemos com fervor para que Jesus mais uma vez possa fazer parte de nossa vida no Natal.

Quando temos de realizar algo importante, precisamos nos preparar para este momento.

O Natal que nos lembra que Jesus veio à terra para ajudar-nos a buscar os caminhos de Deus que nos levam ao Pai, cada ano pede renovação de vida e preparação espiritual para Cristo que mais uma vez vem visitar-nos com suas graças.

______________________________________________

*Monsenhor Paulo Daher é Vigário Geral da Diocese de Petrópolis, colabora enviando gentilmente seus comentários aos textos litúrgicos da semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Apoio: